30.4.12

Breve diálogo sobre ÉTICA



Breve diálogo sobre a ÉTICA


- Diga-me nobre amigo, de forma breve, em que consiste a ética?
- Caro Nefasto. A ética é a reflexão sobre uma ação específica. Não existe códigos com regras éticas, porque a ética é universal e depende da reflexão sobre cada caso específico. Reflexão essa que permitirá que a pessoa que julga aquela ação possa afirmar se é uma ação justa ou injusta, correta ou incorreta, por fim ética ou antiética.
- Então concordas caro filósofo, que moral é diferente de ética?
- Obviamente que sim, caro Nefasto. A moral é o agir de acordo com o dever pelo dever, a regra em si. Por exemplo: não mentirás, não matarás etc.
- Então é possível mentir ou matar e mesmo assim ser ético?
- Sim. Mas somente a ação em si poderá dizer isso. Não há como afirmar de antemão se aquela mentira foi ética ou não, embora sempre seja imoral mentir, matar, furtar etc..
- Me ajude com o seguinte exemplo: Um homem que é colega de trabalho de outro e difama seu colega diante de terceiros, sem a presença e nem provas daquilo que fala sobre o seu colega, seria ético?
- Veja bem, caro Nefasto, assim como a mentira, a difamação é sempre imoral. Nesse exemplo que você traz, possivelmente também será antiética.
- Por quê?
- Porque, meu caro amigo, se aquilo que o colega fala sobre o outro, difamando-o, for verdade, ele não teria medo de falar diante de terceiros e na presença do outro colega aquilo que este tem de ruim a ponto de merecer a má fama. Com certeza se esses terceiros que ouvem forem inteligentes e conhecerem ambos os colegas da história, farão uma reflexão e o juízo de valor deles será sobre uma análise de ambos os colegas e não apenas sobre aquilo que um falou sobre o outro.
- Obrigado caro filósofo, compreendi a questão e julgarei melhor os homens de hora em diante.
- Lembre-se de Sócrates, meu caro Nefasto, antes de aceitar aquilo que dizem sobre o outro, principalmente na ausência do "outro", se pergunte: é verdade; é bom; é útil o que dizem sobre ele? Se a resposta for negativa significa que não deves dar ouvido para o que estão dizendo.
- Interessante meu amigo, se fizermos essas perguntas sempre que nos falarem mal de alguém passaremos mais tempo em silêncio e com menos preocupações inúteis!
- Exatamente, prezado Nefasto, acredito que aprendestes uma nobre lição.

Nenhum comentário: